59dfc8a9ba6efdac64f6db3cc5bd24f2

As situações que podem levar o líder da sua equipa/empresa a dizer “preciso de um contabilista” são de cariz diverso. A empresa pode, de repente, sofrer um elevado aumento no volume transaccionado e na diversidade dos dados e proveniências dos valores monetários.

A contabilidade da empresa, que até então era efectuada por um funcionário que conseguia conciliar, tanto a sua função, como a da contabilidade, de forma correcta, torna-se insustentável. É aí que o gestor de topo bate com a mão na mesa e diz: “Preciso de um contabilista!”.

Existe uma míriade de serviços de contabilidade espalhadas por todo o país, portanto, não será, de todo, difícil responder às exigências de um pedido como “preciso de um contabilista”. Acredito que, no princípio, seja difícil separar o trigo do joio, com tanta oferta apelativa e aparentemente adequada; no entanto, muitas destas empresas assentam no conhecimento empírico adquirido por um ou dois contabilistas com largos anos de experiência, e não nas técnicas adequadas especificamente ao seu negócio.

Note que pode facilmente debruçar-se sobre o tema da contabilidade e tirar formações que o ajudem a fazer você mesmo a contabilidade do seu negócio. É algo bastante intuitivo a um nível empresarial, por exemplo, de uma mercearia.

Agora, caso o seu negócio já tenha uma dimensão considerável, não fará muito sentido dedicar a sua actividade profissional a fazer serviço de contabilidade, quando existem profissionais do ramo, treinados para o desempenho correcto das suas funções contabilísticas.

“Preciso de um contabilista”, diz você. Eu recomendar-lhe-ia algum bom que conhecesse, mas, infelizmente, por circunstâncias da vida, não me foi permitido possuir a minha empresa e gerir avultadas quantias monetárias. Ainda assim, conto que, num futuro relativamente próximo, a minha posição social se altere e seja eu a dar um murro na mesa de reuniões de uma empresa a crescer para ser topo de mercado, dizendo: “Preciso de um contabilista!”.